O QUE É A PSICOTERAPIA?


Todo ser humano possui dentro de si vastos recursos que podem impulsionar o seu desenvolvimento numa direção positiva e construtiva, capacitando-o a superar as adversidades da vida.

Na psicoterapia, o cliente vivencia o acolhimento, o respeito e a aceitação afetuosa das mais ocultas facetas da sua personalidade. Esse processo é marcado pela ausência de julgamento e por uma compreensão profunda do terapeuta acerca dos sentimentos expressos pelo cliente.

Quando nos sentimos acolhidos em nosso sofrimento, podemos entender as nossas motivações com maior clareza e passamos a tomar decisões mais coerentes com os nossos valores. Isso transforma a forma como nos relacionamos com nós mesmos e com o mundo, possibilitando que façamos as pazes com a nossa história de vida e voltemos a trilhar um caminho de felicidade e de realização.

O papel do cliente

A função do cliente na psicoterapia é muito mais ativa do que se supõe. Podemos dizer que ele é o grande protagonista do processo terapêutico, possuindo forças construtivas que o permitem avaliar quais aspectos da sua experiência precisam ser trabalhados e quando isso deve ocorrer.

Ele pode perceber, a partir das suas sensações físicas, quando deve proteger-se da angústia. Também é capaz de desenvolver uma compreensão profunda das suas questões e de elaborar importantes mudanças comportamentais.

O foco do terapeuta será criar um ambiente psicológico em que o cliente sinta-se seguro para acessar todo o seu potencial.

Quando buscar uma psicoterapia?

Muitas pessoas acreditam que é adequado procurar um psicólogo apenas quando se sentem incapacitadas de viver a sua rotina, seja em função de algum transtorno mental ou após vivenciar mudanças perturbadoras em suas vidas.

Embora a psicoterapia realmente seja indicada nesses casos, ela pode ser útil em diversas outras situações. Devemos encará-la não apenas como uma intervenção para auxiliar-nos em situações perturbadoras, mas também como um espaço de ressignificação das nossas vivências do dia-a-dia. Na psicoterapia, desenvolvemos uma nova compreensão de quem somos e de para onde queremos seguir. Damos novos significados às nossas percepções, reorganizando-as, e passamos a interpretar o mundo de outro modo. Como consequência, o comportamento muda de forma natural e espontânea.

Algumas indicações

- Sofrimento emocional
- Ansiedade
- Desejo de mudança
- Busca de reflexão e de autoconhecimento
- Estresse
- Depressão
- Dificuldades sexuais
- Fobias
- Problemas profissionais
- Pânico
- Timidez
- Processos de luto
- Conflitos familiares
- Dificuldades de relacionamento
- Obesidade e sobrepeso
- Compulsões
parallax background

TIRE SUAS DÚVIDAS OU
AGENDE SUA CONSULTA

ATENDIMENTO EM CONSULTÓRIO
OU DOMICILIAR

 
Abrir whatsapp